Plantão 24h (11) 99705-4445

Equipe

     A Clínica Tânia Houck desenvolve um modelo de atendimento personalizado.

     Oferece ao paciente a tranquilidade e confiança de um tratamento adequado às suas necessidades, com intervenções técnicas eficazes e equipe profissional em constante atualização científica.

     Todo paciente da clínica tem acesso aos serviços de todos profissionais da equipe, caso se faça necessário.

     Os encaminhamentos aos demais profissionais são feitos pelos psiquiatras e psicólogos, mediante avaliações contínuas das respostas de cada pessoa ao tratamento.

Tratamentos

     A metodologia focada na abordagem multidisciplinar justifica-se pela concepção de saúde que a Clínica Tânia Houck sustenta. Eliminar ou controlar os sintomas decorrentes do transtorno psiquiátrico que o paciente apresenta, como por exemplo, a ansiedade patológica, a tristeza ou o medo, é apenas um dos objetivos.

     A equipe busca também oferecer ferramentas para que o paciente desenvolva uma nova postura frente à vida, seja capaz de organizar-se pessoal e profissionalmente e de lidar, de forma mais positiva, com as situações adversas e frustrações com que se depara em suas experiências.

     A Clínica Tânia Houck oferece modalidades diferenciadas de tratamento em saúde mental que visam atender às necessidades de cada paciente.

     Todas as modalidades contam com um serviço de pós-tratamento, que consiste inicialmente em acompanhamento telefônico quinzenal ou mensal pelo psicólogo e intervenções pontuais, caso se faça necessário. O pós-tratamento tem se mostrado eficaz na prevenção de recaídas, ou seja, na possibilidade de identificação de novas manifestações dos transtornos.

     Abaixo estão descritas as modalidades de tratamento oferecidas.

Para pacientes que buscam, conscientemente, assistência profissional para interromper o uso de substâncias psicoativas. Especialmente desenvolvido para aqueles que reconhecem a necessidade de mudança de um estilo de vida que gera prejuízos, tanto no aspecto econômico, quanto nos aspectos social, da saúde física e emocional.

Os esforços são concentrados para um máximo empenho em menor tempo, que torna o tratamento uma interessante possibilidade, sobretudo para pessoas que moram em outras cidades ou estados. Através de psicoterapia intensiva, com recursos terapêuticos diários, a equipe dirige esforços para a reorganização do equilíbrio emocional do paciente.

A equipe elabora uma forma de acompanhamento à distância, para motivar e monitorar o progresso do paciente.

O grande diferencial deste modelo de tratamento é a comodidade. Idealizado especialmente para pessoas que preferem ser atendidos em sua própria casa, ou que têm dificuldades de horários ou agenda, mas querem efetuar o tratamento.

Neste caso a equipe agenda as consultas e demais intervenções, que ocorrem no ambiente da residência do paciente.

Para pacientes que já perderam sua autonomia de decisão, em função do ônus da dependência química, e necessitam de atenção integral, mas que não querem se internar em clínicas.

Neste caso a equipe atua em plantões e se desloca para o domicílio do paciente, para um atendimento com monitoramento integral, durante 24hs. São utilizados recursos de enfermagem e acompanhantes terapêuticos, complementarmente ao suporte médico e psicoterapêutico.

A abordagem familiar permite que a família seja acolhida e trabalhada em suas dificuldades, tanto nas situações em que o dependente ainda não aderiu ao tratamento, quanto nas situações que surgem durante o tratamento e na pós-internação, para facilitar a reinserção familiar.

Famílias que participam desta abordagem demonstram diminuição do estresse, depressão e aprendem a lidar melhor com sentimentos negativos.

Idealizado para aqueles que precisam de auxilio na retomada de seu dia-a-dia, no processo de ressocialização e reintegração familiar e no processo de retomada da vida profissional.

Para pacientes que passaram por um período de internação e sabem o quanto é preciso solidificar e manter novos comportamentos para lidar com momentos de fragilidade, evitando a recaída.