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Sobre a Clínica

     Todo modelo de tratamento psicológico é desenvolvido a partir de uma concepção de homem e de sociedade. Na Clínica Tânia Houck o que fundamenta o trabalho é a visão de que a saúde apresenta dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais.

      Esta compreensão biopsicossocial do indivíduo faz com que as intervenções sejam planejadas de modo a promover o seu desenvolvimento integral.

     O tratamento tem fundamentação na abordagem Cognitivo-Comportamental, linha de pesquisa que tem adquirido importância entre os profissionais da saúde devido a seu alto grau de eficiência no tratamento de pacientes que sofrem em decorrência de diversos transtornos psiquiátricos.

Tratamentos

     Tais transtornos podem ser a dependência química, a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a fobia social, a síndrome do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo ou os transtornos alimentares.

     A metodologia é aplicada por uma equipe multiprofissional especializada, que busca aliar a teoria à prática, contribuindo para a transformação de uma e outra por meio da pesquisa constante e da prática clínica inovadora.

Terapia Cognitivo-Comportamental

     A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma forma de intervenção semi-estruturada e orientada para metas, que surgiu da união de duas abordagens psicoterapêuticas: a comportamental e a cognitiva. Baseia-se no princípio de que a maneira como pensamos ou julgamos os fatos que nos acometem determina o modo como nos sentimos e consequentemente como nos comportamos.

     Constitui-se em um modelo em que o terapeuta busca ajudar o paciente a identificar padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos que possam estar lhe trazendo sofrimento, por meio da análise de sua história e da maneira como interpreta e responde às suas experiências. A mudança dos padrões de crenças disfuncionais e de pensamentos distorcidos que delas decorrem recebe o nome de reestruturação cognitiva.

     A TCC visa a educação emocional e faz uso de técnicas de treinamento de habilidades sociais, com ênfase na resolução de problemas. Após a eliminação dos sintomas que se apresentavam como a principal queixa do paciente, o foco da terapia se coloca sobre a prevenção de recaídas, ou seja, de novas manifestações destes comportamentos.

Intervenções Técnicas

Avaliação Neuropsicológica

     A avaliação neuropsicológica integra diagnóstico, acompanhamento e tratamento da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento através do estudo da relação entre estes aspectos e o funcionamento do cérebro.

      Utiliza-se para isso de instrumentos padronizados que abarcam funções cognitivas como atenção, percepção, linguagem, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, funções motoras e executivas.

      Permite facilitar o reconhecimento de dificuldades de base ou prejuízos subseqüentes à patologia, favorecendo a construção de estratégias para a reabilitação cognitiva.

Acompanhamento Terapêutico

     Dispositivo terapêutico que atua in loco. As intervenções são promovidas durante as atividades cotidianas da pessoa, tanto em locais públicos quanto na residência do paciente, com o objetivo de evitar crises e favorecer a socialização.

      O acompanhante terapêutico colabora na elaboração de um diagnóstico diferencial por meio da análise da forma como a pessoa atua em seu ambiente de costume.

Psicoterapia

     Sessões estruturadas de Terapia Cognitivo-Comportamental desenvolvidas por psicólogos e psiquiatras especializados nesta abordagem. A psicoterapia, além de direcionar-se para a eliminação dos sintomas apresentados em decorrência de transtornos psiquiátricos, possibilita a reorganização e equilíbrio das áreas da vida do indivíduo e promove o desenvolvimento de habilidades sociais que possam melhorar a qualidade de sua vida pessoal e das suas relações.

      O paciente é estimulado a refletir sobre sua própria história, através de questionamentos que possibilitam o reconhecimento dos aspectos positivos e negativos das experiências vividas, dimensionando o seu nível de satisfação e insatisfação nas áreas pessoal, espiritual, profissional, financeira, familiar, afetiva e social.

      A partir deste processo, é possível ao paciente identificar se os significados atribuídos às suas experiências, atitudes e comportamentos estão lhe favorecendo ou produzindo “armadilhas”, que se manifestam nos sintomas que apresenta. Nesta abordagem, o paciente aprende a ser “terapeuta” de si mesmo.

Coaching

     Processo estruturado, interativo e focado em ações, que visa ajudar a pessoa a desenvolver competências comportamentais, evoluir e conquistar seus objetivos na vida pessoal e profissional.

     Este programa envolve um acompanhamento a partir da execução de exercícios práticos com foco em resultados e na solução dos problemas.

Psicoeducação

     Atividades desenvolvidas com o objetivo de promover um diálogo entre os profissionais das diversas áreas de saúde e os pacientes e familiares, a fim de esclarecer-lhes sobre temas que digam respeito ao transtorno que apresentam, ajudando-os a lidar com as situações experienciadas.

Educação Emocional

     Atividades e atendimentos estruturados com o objetivo de desenvolver recursos para expressar, classificar e gerir positivamente as próprias emoções, bem como lidar, de maneira construtiva, com situações adversas.

     Um dos objetivos da Educação Emocional é ampliar a capacidade para lidar com frustrações e exercer o controle dos impulsos, desenvolvendo a capacidade de reconhecer as formas apropriadas de expressão das emoções perante as diferentes experiências de vida.

Treinamento de Habilidades Sociais (THS)

     Atendimentos individuais ou em grupo, estruturados sob o enfoque cognitivo-comportamental, com o objetivo de aperfeiçoar no paciente, por meio do ensino e treino sistemático de habilidades sociais, a capacidade de expressar seus sentimentos, desejos, opiniões ou direitos, de modo adequado às situações sociais.

     Além dos atendimentos, o THS é desenvolvido in loco, por meio da participação acompanhada em eventos e espaços sociais e culturais, em grupos dirigidos para o treinamento de habilidades de socialização.

Terapia Ocupacional

     Atividades de autocuidado, produtivas ou de lazer, elaboradas e desenvolvidas por terapeutas ocupacionais. Estas atividades são oferecidas individualmente ou em pequenos grupos.

Reeducação Alimentar

     Atendimento clínico nutricional, em que a partir de uma avaliação dos hábitos alimentares do paciente, elabora-se uma série de intervenções específica que promova e mantenha sua saúde, prevenindo-o de doenças decorrentes de uma alimentação inadequada.

Fisioterapia

     Sessões de acompanhamento fisioterapêutico em que são propostas técnicas e exercícios com o objetivo de proporcionar o controle e a diminuição da ansiedade. Dentre os recursos utilizados estão os treinamentos respiratórios e a acupuntura.

Exercícios de Meditação e Relaxamento

     Sessões orientadas em que se realizam exercícios desenvolvidos para favorecer a contenção da ansiedade e promover o autoconhecimento e a reorganização emocional, por meio de técnicas de meditação e relaxamento.

Orientação em Atividade Física

     Plano de atividades de condicionamento e esportes, estruturado de acordo com as necessidades, possibilidades e condições físicas do paciente.

      Os exercícios propostos são realizados na presença de um profissional da área da educação física que orienta e direciona as atividades.

Orientação Familiar

      A orientação familiar consiste em uma série de encontros dirigidos por um terapeuta familiar, em que os parentes de pessoas que apresentam algum transtorno recebam apoio para lidar com a situação que enfrentam. Além de receber informações sobre o transtorno, a família é orientada agir de forma mais acolhedora e assertiva em relação à pessoa que sofre.

      As sessões de orientação familiar são oferecidas não só às famílias das pessoas que já estão em atendimento na Clínica Tânia Houck, mas também aos familiares daqueles que apresentam algum transtorno e, no entanto, são resistentes ao tratamento.

Dança e Expressão Corporal

      Além de funcionar como uma atividade que favorece o desenvolvimento das habilidades de expressão corporal, as aulas de dança motivam a comunicação e a integração entre as pesspas, promovendo maior segurança e auto-confiança.

      A comunicação e o contato que se estabelecem durante as aulas são expandidos nas saídas para clubes e casas de dança, onde são favorecidos os processos de socialização e o treinamento de habilidades sociais.

Acompanhamento On-line

     Seção no site da Clínica Tânia Houck, de acesso restrito e exclusivo a pacientes e seus familiares, que garante rapidez na resolução de dúvidas sobre o processo terapêutico e apresenta recursos audiovisuais elaborados pela equipe de profissionais com vistas a informar o paciente sobre seu transtorno e auxiliá-lo no tratamento.